ESCOLA DE EDUCAÇÃO
BÁSICA SÃO SEBASTIÃO
PROFESSORA: LENI
SUZETE ZORZO
2ª professora:
LUCIANE DRASZEVSKI ZAMPIN
PLANO DE ENSINO 2º ANO
SÃO MIGUEL DO OESTE –
SC
2014
Série
|
Eixo
|
Conteúdo
|
Conceito
|
Estratégias / Recursos
|
|
2ª
|
L
E
I
T
U
R
A
E
R
E
P
R
E
S
E
N
T
A
Ç
Ã
O
/
O
R
G
A
N
I
Z
A
Ç
Ã
O
I
N
V
E
S
T
I
G
A
Ç
Ã
O
E
R
E
S
O
L
U
Ç
Ã
O
/
C
O
N
T
E
X
T
U
A
L
I
Z
A
Ç
Ã
O
|
·
Números e operações
·
História do
sistema de numeração: uso de dedos, marcas nas cavernas, em ossos, pedras,
nós em cordas.
·
Sistema
de numeração decimal.
·
Algarismos
e seus nomes como símbolos para representar quantidades.
·
Composição
e decomposição de um número em dezenas e unidades.
·
Números
pares e ímpares.
·
Números
ordinais
·
Antecessor
e sucessor de um número menor que 100.
-
Dúzia
e meia dúzia.
·
Adição
- situações de juntar e acrescentar
-operações com duas ou mais parcelas
-com e sem reagrupamento.
·
Subtração
-situações de tirar, comparar ou
completar
-operações com e sem reagrupamento.
·
Multiplicação
( com um multiplicador)
- situações que representam adições de
parcelas iguais
- situações que envolvam a idéia
combinatória.
·
Divisão
(com um divisor)
- situações de repartir uma quantidade em partes
iguais
- determinar quantas vezes uma quantidade
cabe em outra.
· Situações-problema que envolvem contagens, medidas e códigos
numéricos.
·
Jogos
e desafios envolvendo as
quatro operações.
·
Procedimentos
diversos para resolução de um mesmo desafio.
· Linguagem oral e escrita como forma de
comunicação dos resultados obtidos.
· Sistema monetário.
·
Espaço e Forma
· Figuras geométricas planas:
quadrado, retângulo, triângulo e círculo.
· Classificação dos sólidos
geométricos entre os que rolam e os que não rolam.
· Percursos, trajetos e pontos de referência.
·
Grandezas e Medidas
· História do sistema de medidas
convencional: uso de dedos, polegares, palmos, passos etc.
· Estratégias pessoais de medida tendo
como referencia o próprio corpo.
· Diferentes unidades de medida:
- tempo (dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano)
- massa(grama
e quilograma)
- capacidade (ml, litro)
- comprimento(cm, m e km)
|
·
Número
·
Álgebra
·
Geometria
·
Medidas
·
Estatísticas
|
·
Relatos
históricos da matemática
·
Atividades
lúdicas
·
Uso de
vocabulário fundamental da matemática quanto a relações de posição, direção,
grandeza,
·
Movimentação,
semelhanças e diferenças entre objetos e pessoas no espaço.
·
Uso de número
e quantidades como forma de registro e organização de informações, de acordo
com o sistema de numeração decimal.
·
Manuseio de
materiais concretos como: material dourado, baco, cédulas e moedas do nosso
sistema monetário.
·
Uso do quadro
valor lugar para melhor compreensão do valor posicional dos números.
·
Leitura,
escrita, comparação e ordenação de números pela compreensão das
características do sistema de numeração decimal (valor posicional).
· Utilização de diferentes estratégias para
identificar números em situações que envolvem contagens e medidas.
· Análise, interpretação, resolução e formulação de
situações-problema, envolvendo as quatro operações.
· Utilização de sinais convencionais (+, -, x, :, =)
na escrita das operações.
·
Utilização da
decomposição das escritas numéricas para a realização do cálculo mental exato
e aproximado.
·
Uso de
diferentes operações para resolver um mesmo problema.
·
Utilização de
estratégias pessoais e algumas técnicas convencionais para a realização do
cálculo mental, exato e aproximado.
·
Observação de
objetos presentes em nosso cotidiano e as formas geométricas espaciais.
·
Construção de
sólidos geométricos
·
Exploração de
propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de
contornos, faces planas, lados retos, bidimensionalidade, tridimensionalidade
etc.
·
Localização de
pessoas ou objetos no espaço com base em diferentes pontos de referência e
algumas indicações de posição.
·
Comparação de
grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida conhecidos.
·
Realização de
medições com unidades não padronizadas e padronizadas.
·
Utilização de
calendários.
·
Leitura e
interpretação de informações contidas em imagens.
·
Registro
pessoal para comunicação das informações coletadas.
·
Elaboração e
problematização de listas e tabelas simples (lista de aniversariantes do mês,
relação dos nomes dos alunos, resultados de campeonatos e jogos etc).
·
Uso de vários
recursos naturais e tecnológicos.
·
Pesquisas,
passeios, viagens, trabalhos individuais e em grupos.
·
Avaliação
processual, cumulativa, diagnóstica e inclusiva.
|
·
Letramento matemático.
·
Discussão e comunicação das descobertas e
idéias matemáticas por meio da compreensão da linguagem matemática.
·
Exposição do próprio pensamento de forma
autônoma e criativa, respeitando o pensamento do outro.
·
Esclarecimento de dúvidas, observando que as
soluções dos outros fazem sentido e podem ser utilizadas.
·
Persistência na resolução de problemas e na
construção de suas próprias idéias.
·
Interação com seus pares de forma
cooperativa.
·
Respeito pelo pensamento do outro.
·
Valorização do trabalho cooperativo.
·
reconhecimento do erro como parte do processo
de aprendizagem;
·
Respeito às regras de jogos, transpondo-as
para a sua rotina;
·
Confiança na própria capacidade para elaborar
estratégias pessoais diante de situações-problema;
·
Questionamento, exploração e interpretação dos
diferentes usos dos números no cotidiano;
·
Observação das formas geométricas na
natureza, nas artes, nas edificações.
·
Reconhecimento do processo histórico das
medidas, das unidades de medidas e dos instrumentos de medidas utilizados por
diferentes grupos culturais;
.
|
Série
|
Eixo
|
Conteúdo
|
Conceito
|
Estratégias / Recursos
|
|
2ª
|
F
A
L
A
/
E
S
C
U
T
A
/
L
E
I
T
U
R
A
/
E
C
R
I
T
A
/
A
N
Á
L
I
S
E
L
I
N
G
U
Í
S
T
I
C
A
|
·
Gêneros textuais: histórias pessoais
e familiares, poemas, receitas, fábulas, bilhetes, lendas, parlendas,
músicas, trava-línguas, caça-palavras, listas, acrósticos, convites,
paródias, cartões, verbetes, contos, quadrinhas, adivinhas, piadas, relatos, entrevistas,
anúncios, receitas, bulas, listas, cartazes, diários, calendários, símbolos,
notícias, informativos, slogans, propagandas, verbetes...
·
Tipologias textuais:
- narração (
elementos da narrativa: onde, como, quando, quem e por que...).
- descrição (
características).
·
Texto (oral e escrito): leitura,
interpretação, análise e produção.
·
Noções de estrutura de texto: palavra, frase e
parágrafo.
·
História da escrita: Função social da escrita e idéias
de representação e de convencionalidade.
· Letras do alfabeto
e seu respectivo
valor sonoro na oralidade e na escrita: símbolos da escrita (alfabeto e
sinais diacríticos - sinais gráficos
antes, sobre , entre e sob as palavras)
· Ordem alfabética.
·
Letras maiúscula e
minúscula; vogais e consoantes; relação fonema e grafema; palavra e
composição de palavras.
·
Análise Lingüística: acentuação,
pontuação, ortografia, frases.
|
|
· Oralidade
· Contação de
histórias
· Dramatização/
Imitação
· Reconto: oral,
escrito e ilustrativo.
· Desenho
· Ilustração
· Suporte textual:
placas, rótulos, livros, jornais, embalagens, revistas, panfletos, tablóides,
gibis, dicionários, fichas de leitura...
· Representação
gráfica e sonora.
· Utilização de
mídias e outros recursos.
· Leitura:
decodificação compreensão, interpretação, apropriação e / ou expansão de
conhecimento.
· Escritura:
pré-textualização, textualização e divulgação.
·
Diferentes configurações do alfabeto: tipos e tamanhos
de letras - script, cursiva, caixa alta e fontes diversas.
· Escrita do próprio
nome, do nome dos colegas e de outras palavras pertinentes ao contexto de
sala de aula.
· Produção de
diferentes gêneros textuais
· Pesquisas,
passeios, viagens, visitas trabalhos individuais e coletivos,debates..
· Interdisciplinaridade
· Produção e revisão
de textos coletivos.
·
Solução de dúvidas surgidas recorrendo a um parceiro mais
experiente.
· Avaliação
processual, cumulativa, diagnóstica e inclusiva.
|
· Apropriação e
interação das diferentes linguagens.
· Interação entre os
educandos.
· Desenvolvimento da
habilidade de ouvir o outro, da oralidade e da argumentação.
· Aquisição da
leitura e da escrita.
· Utilização correta
das letras
· Formação do leitor
· Compreensão dos
gêneros textuais e das tipologias estudados.
·
Elevação do nível de letramento.
· Compreensão de
diferentes modos de falar e de escrever
· Produção de livros
coletivos.
· Contribuições
verbais (opiniões, idéias) em problemas pertinentes ao grupo.
· Valorização da
leitura como fonte de prazer e conhecimentos.
· Adoção do hábito de
empréstimo e de preservação de livros.
· Ampliação do hábito
da leitura à sua casa e família.
· Socialização das experiências
de leitura
· Respeito e
valorização pela produção própria e do
outro.
· Desenvolvimento
da cultura da pesquisa.
·
Apropriação do uso adequado das tecnologias.
|
Série
|
Eixo
|
Conteúdo
|
Conceito
|
Estratégias / Recursos
|
|
2ª
|
E
S
P
A
Ç
O
/
G
E
O
G
R
Á
F
I
C
O
/
L
O
C
A
L
|
ESCOLA/COMUNIDADE/BAIRRO
·
Espaço ocupado, observando os elementos culturais e naturais
existentes;
·
Localização dos espaços;
·
Atividades econômicas de produção, comercialização e serviços;
·
Diferentes
espaços geográficos vivenciados pelos alunos,
observando
aspectos físicos e sociais: moradia, escola, rua, trajetos habituais, espaços
públicos, privados, fauna, flora,hidrografia,clima...;
· Transformações
do espaço realizadas pelo homem observando: meios criados para transporte de
pessoas e cargas, formas de comunicação, técnicas de construção e o uso de diversas técnicas e tecnologias
mão-de-obra;
·
Tipos de moradia/construções;
·
Diversas profissões relacionados aos trabalhos que são desenvolvidos;
·
Organização social e sua ligação com a economia, política e
manifestações culturais existentes;
·
Alterações do espaço local no decorrer do tempo: escola, estrada,rua,
bairro, comunidade / calendário;
·
Representação cartográfica e topográfica;
·
Os limites do território, suas micro-regiões, funções, elementos
naturais e modificados presentes nestes espaços;
·
Paisagens possíveis de
visualizar e caracterização dos elementos naturais e produzidos,
estabelecendo comparações;
·
Poluição e preservação da
natureza e do espaço construído;
·
Modos de preservação e conservação dos
ambientes, destacando-se reciclagem, redução da produção de lixo,
reaproveitamento de materiais perecíveis e não-perecíveis.
|
·
Espaço
Geográfico
·
Sociedade
·
Espaço no tempo
·
Mapas
·
Fronteiras/
territórios e micro-regiões
·
Paisagem
·
Meio ambiente
|
fotografias, obras de arte e outros;
|
• Desenvolvimento da autonomia na orientação
espacial e temporal;
• Valorização de formas sustentáveis de apropriação
e transformação dos recursos naturais;
• Atitude responsável em relação aos ambientes
de convívio, criando estratégias de redução do lixo
e organização do espaço.
• Uso do diálogo como forma de resolução de
problemas de maneira democrática;
·
• Valorização da contribuição das
diferentes etnias e o papel de cada uma na cultura de um povo;
·
• Identificação
dos fenômenos naturais que atuam no espaço natural local e os elementos que
mais influenciam na construção do espaço geográfico;
·
• Compreensão
da realidade social, da própria identidade, através da elaboração processual
dos conceitos, considerando o espaço vivenciado.
|
CIÊNCIAS
Série
|
Eixos
|
Conteúdos
|
Conceitos
|
Estratégias / Recursos
|
||||||||
Série
|
Eixos
|
Conteúdos
|
Conceitos
|
Estratégias / Recursos
|
||||||||
2ª
|
C
I
Ê
N
C
I
A
S
N
A
T
U
R
A
I
S
E
U
N
I
V
E
R
S
O
|
T
E
C
N
O
L
O
G
I
A
E
S
O
C
I
E
D
A
D
E
|
A
T
M
O
S
F
E
R
A
/
H
I
D
R
O
S
F
E
R
A
/
L
I
T
O
S
F
E
R
A
/
B
I
O
S
F
E
R
A
|
Ambiente
· Ambiente modificado (casa, escola,
cidade, campo).
· Ambiente natural: seus componentes.
· Materiais e objetos no ambiente.
· Algumas características dos materiais e
objetos (forma, tamanho, textura e espessura).
· Alguns materiais utilizados pelo homem e
seu ciclo (papel, vidro, metal, madeira, areia, entre outros).
· Materiais que o homem lança no ambiente
como lixo.
· Preservação do ambiente.
· Luz e calor do sol.
· Nascente e poente.
· Dia e noite.
· Sombra e escuro.
Seres vivos
· Necessidades para a sobrevivência dos
seres (água, ar, solo, luz, calor, alimentos).
· Espécies animais e vegetais.
· Ciclo de vida.
Animais
· Habitat dos animais.
· Semelhanças e diferenças entre espécies
animais.
· Animais selvagens, domesticados e de
estimação.
· Cuidados com animais de estimação.
· Comercialização dos animais
Vegetais
· Partes de um vegetal (raiz, caule,
folha, flor, fruto e semente).
· Partes dos vegetais utilizados na
alimentação.
· Plantas ornamentais.
· Cultivo de vegetais (plantações, hortas,
pomares, jardins, plantas medicinais)
- Corpo humano e saúde
· Estruturas do corpo, (partes)
· Órgãos dos sentidos.
· Cuidados e higiene com o corpo.
· Prevenção contra acidentes.
|
·Big
Bang
·Meio biótico e meio abiótico
(água, solo, sol, ar e seres vivos)
·Desenvolvimento
sustentável
·Ciclo
de matéria e energia.
·Fenômenos
físicos e químicos
|
- Busca e coleta de informações por meio de
observação direta e indireta dos fenômenos da natureza, dos diversos
materiais, objetos, seres vivos e não vivos.
- Formulação de hipóteses.
- Utilização de técnicas de investigação ao fazer
as atividades sugeridas.
- Descrição das idéias por meio de diferentes linguagens.
- Pesquisa, organização, registro de
dados e experimentos simples
- Leitura e produção de pequenos
textos.
Troca de idéias com os colegas.
- Relatos, entrevistas, visitas,
passeios...
- Recursos audiovisuais.
- Livros, revistas, jornais, jogos e
brincadeiras.
- Elaboração de experiências e confecção
de materiais, como: livros, jogos, brincadeiras, murais e cartazes.
- Avaliação diagnóstica, inclusiva e
processual.
|
Empenho nas atividades de grupo e na realização de
tarefas individuais.
Incorporação de novos
hábitos e atitudes.
- Domínio dos conceitos básicos da
disciplina.
Respeito à diversidade de opiniões.
- Conhecer os ambientes, suas modificações e cuidados.
Compreensão das informações obtidas
por investigação.
Respeito à natureza.
- Comprovação das hipóteses.
|
|||||
ENSINO RELIGISO
|
1º Ensino Religioso
|
|
Conceito/Conteúdos
|
Conteúdos Procedimentais
|
Conteúdos
atitudinais
|
Ser Humano
Eu e o outro convivem
Lembranças e símbolos
Eu e as pessoas de outras religiões.
|
·
Ser
gente é ser pessoa. Cada pessoa é diferente no tamanho, no jeito de ser, de
brincar, de conversar, de sorrir.
·
A
pessoa é muito importante. E porque é importante merece respeito, carinho,
compreensão.
·
O
tema “O Eu” propõe aos educandos a descoberta da sua própria identidade, a
experiência de ser gente, portanto de participar pessoal e comunitariamente
de um projeto transcendente.
·
Proteger
e desenvolver a vida, que é criada por Deus, mas que depende de nosso
cuidado.
Viver sozinho nem pensar;
Com que compartilhar a vida;
As diferenças não atrapalham;
Lembrança que se torna símbolo;
Valorizando o símbolo do outro;
O que é um símbolo religioso;
As pessoas e seus símbolos religiosos;
Posso conviver com pessoas de outras religiões;
Celebrando com o outro.
|
Identificar-se como
indivíduo integrante de uma comunidade, respeitando as diferenças entre os
alunos;
|
|
2ª - ENSINO RELIGIOSO
|
|
CONCEITO/CONTEÚDOS
|
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
|
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
|
Crescendo e aprendendo
Corpo: estou mudando
Família: aprendendo os costumes
Crescendo com o outro
Valores que aproximam
Valores: bondade, amizade, respeito,
Solidariedade, auto-estima,
Doação.
O valor do trabalho solidário.
O valor do símbolo.
A grandeza dos pequenos gestos
Os gestos que expressam alegria
Saber ouvir e acolher
(inclusão e exclusão)
Ética e Cidadania
Diversidade
Caminhos que levam a Deus
Um caminho que faz sentido
Amor símbolo de Deus
|
Com cantos, preces,
orações, entrevistas pesquisas, celebrações e datas comemorativas das
diversas religiões, painéis, pesquisas, filmes, relatos, passeios, desenhos,
histórias, que serão trabalhadas os conteúdos
de Ensino Religioso.
|
Compreender que o
crescimento do ser humano se dá na aprendizagem de costumes presentes em sua
família, na sua comunidade religiosa e no respeito pelas particularidades das
pessoas com quem convivemos.
Identificar que as
pessoas se aproximam de Deus e entre
si por intermédio dos valores, independentemente de sua confissão religiosa
Reconhecer que a
felicidade pode ser encontrada em coisas pequenas, que se tornam grandiosas
na medida em que unem pessoas e as aproximam de Deus do transcendente.
Analisar que
atribuímos nomes a Deus, para expressar que ele è a representação do
verdadeiro amor, que nos impulsiona a viver e dar sentido a nossa vida.
|
Adequações
curriculares
2ª Professora :
Luciane Draszevski Zampin
Até o momento não foi necessário mudar ou
acrescentar atividades e conteúdos diferenciados dos demais alunos do 2
ano.
Apesar
das limitações , o aluno consegue acompanhar num processo mais lento as
atividades propostas da professora titular. Sendo assim , faz as atividades com
ajuda e auxilio integral da professora e da 2ª professora.
Porém,
tenho consciência que novas adequações serão necessárias no decorrer das aulas,
com intuito de desenvolver a alfabetização e o letramento , sempre respeitando
suas limitações e dificuldades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário